Alô mulherada: Já fizeram seu autoexame? Sua mamografia está em dia? No outubro rosa há diversas ações por diferentes cidades do país para acesso a mamografia gratuitamente. O diagnóstico precoce do câncer de mama garante 95% de cura da doença.
Mas, não apenas fazer o exame é importante nesse processo, o INCA divulgou que fatores comportamentais influência diretamente no desenvolvimento da doença e no tratamento e consequentemente no custo para o SUS. Em 2018, o gasto para tratamento da doença no SUS passou dos R$ 813 milhões. Os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou R$102,5 milhões. A inatividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não aleitamento materno (4,4%), excesso de peso (2,5%) e consumo de bebida alcoólica (1,8%).
Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos, mas ainda estão bem distantes dos 30% de redução estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, o Brasil teve 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais. Desses casos, 13%, ou seja, cerca de oito mil casos tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcóolicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física.
promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Quando descoberto no início, a doença tem 95% de chance de cura. Vários estudos têm confirmado a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama. É fundamental que mulheres com 30 anos e mais façam a mamografia a cada ano. O diagnóstico precoce salva vidas!
Além da mamografia, o autoexame deve ser feito por todas as mulheres sempre, para ficarem atentas se há algo diferente em suas mamas. Caso sinta algum nódulo ou algum incômodo a apalpar a sua mama, procure um médico ou um posto de saúde!
Saiba mais a campanha do Outubro Rosa no Portal do INCA: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa
Para mais informações sobre a Dose Única- Comunicação em Saúde acesse nosso site: www.doseunica.inf.br
#outubrorosa #cancerdemama